O que é o Modernismo? | Editora Datum

O que é o Modernismo?

O modernismo é um movimento artístico que começou no início dos anos 1900. Os modernistas queriam fazer obras de arte que se diferenciassem das do passado. Eles rejeitaram formas tradicionais, tais como pintura, escultura e literatura. Eles acreditavam que a tecnologia estava melhorando rapidamente e que as pessoas letradas tinham acesso a novas idéias, então eles usavam seus conhecimentos para mudar sua cultura. 

Com a invenção e popularização das máquinas fotográficas, no final do século XIX, os artistas contemporâneos começaram a experimentar um novo estilo de pintura a fim de refletir as transformações que aconteciam ao seu redor. Eles adotaram um estilo de composição projetado para retratar a natureza fugaz e fragmentada da vida moderna. 

Os artistas modernos experimentaram novos estilos artísticos - incluindo o cubismo e a colagem - que inspiraram seu trabalho. Eventualmente, eles formularam uma nova maneira de olhar o mundo. Os artistas acreditavam que formas tradicionais de arte, design, literatura e música estavam ultrapassadas. Eles queriam criar uma nova cultura que transformasse e substituísse a antiga. 

 

Conheça nosso resumo completo sobre o evento da Semana de Arte Moderna.

A Editora Datum possui um livro de atividades infantis sobre a Semana de Arte Moderna e o Modernismo.

Voltar para o blog