O que foi a Semana de Arte Moderna? | Editora Datum

O que foi a Semana de Arte Moderna?

Semana de Arte Moderna ocorrida em 1922 foi um evento artístico multicultural. É considerado um marco de rompimento com a arte clássica para o Modernismo Brasileiro e influenciou os artistas que o sucederam. Seus participantes estavam insatisfeitos com a arte acadêmica que era ensinada na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro e acreditavam que a arte brasileira deveria ser mais moderna, original e brasileira.  

Semana de 22 - Teatro Municipal de Sao Paulo - imagem historica

Teatro Municipal de São Paulo na década de 20 - durante a realização do evento.

Foi a primeira grande exposição de arte no Brasil, com a participação de dezenas de artistas, entre poetas, escritores e músicos. O evento é considerado uma das maiores manifestações culturais do Brasil. 

Apesar de ser considerado um marco de renovação na Arte Brasileira a Semana de Arte Moderna não foi o início do Modernismo no Brasil. Tanto no campo da literatura, quanto nas artes plásticas já havia artistas modernistas no Brasil.  

Anita Malfatti, por exemplo, fez sua polêmica exposicação em 1917, apresentando quadros expressionistas com forte influência do expressionismo alemão. Manuel Bandeira publicou seu livro "Carnaval" em 1919, incluindo seu poema "Os Sapos", que chocaram a burguesia paulista durante sua recitação na Semana de Arte Moderna de 1922.  

 Anita Malfatti - artista participante da Semana de Arte Moderna

Anita Malfatti - Artista percussora do movimento modernista brasileiro e participante da Semana de 22

 

Conheça nosso livro infantil sobre a Semana de Arte Moderna de 1922: Colorindo a Semana de 22 é um livro de atividades para crianças, que irá desenvolver habilidades artísticas ao mesmo tempo em que são apresentadas aos principais modernistas e à historia da Semana de Arte Moderna de 1922.

Voltar para o blog