O que motivou da Semana de Arte Moderna de 22? | Editora Datum

O que motivou da Semana de Arte Moderna de 22?

Os artistas foram embalados pela comemoração do centenário da independência do Brasil. E neste clima buscavam uma arte que representasse a legitima arte nacional. A data era simbólica, representando a "segunda" independência do país, mas desta vez no sentido artístico. O principal objetivo dos Artistas Modernistas, durante a realização da Semana de 22, foi também propor uma renovação estética, em parte influenciada pela vanguarda européia.  

  A estudante russa - Anita Malfatti

  A estudante russa - obra de Anita Malfatti apresentado na Semana de Arte Moderna.

Principais características da Semana de Arte Moderna

As principais características da Semana de Arte Moderna foram valorizar a identidade e cultura nacional, utilização da estética cubista, expressionista e surrealista, crítica ao conservadorismo, liberdade e autonomia de criação e expressão. 

 

Semana de Arte Moderna como trabalhar na Educação infantil e fundamental?

Para trabalhar as questões estéticas da Arte Brasileira durante a Semana de 22 tanto nas Artes Plásticas (Pintura, Gravura, Escultura), Arquitetura, Literatura e Música recomendamos o livro Colorindo a Semana de 22.

Colorindo a Semana de 22 é um livro de atividades para crianças, que irá desenvolver habilidades artísticas ao mesmo tempo em que são apresentadas aos principais modernistas e à historia da Semana de Arte Moderna de 1922.

 

Voltar para o blog