As três fases de Modernismo no Brasil
A primeira fase
O termo "Fase Heróica" refere-se a um movimento de renovação estética que começou em 1922, com a Semana de Arte Moderna. Esta fase é pautada pelo radicalismo e escândalos
Com a vanguarda européia servindo de inspiração, uma nova geração de artistas começou a se formar, em grande parte vindos da Europa. Eles logo começaram a formar grupos modernistas importantes como “O Movimento Antropófago (1928-1929)” e o “Manifesto Regionalista (1926)”.
Da esquerda para a direita: Pagu, Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, Elsie Houston, Benjamin Péret e Eugênia Álvaro Moreyra. Oswald de Andrade (com chapéu) é o segundo homem da esquerda para a direita.
Entre os artistas que se destacaram nesta primeira fase estão: Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Tarsila do Amaral, Anita Malfatti, e Alcântara Machado. A primeira fase do Modernismo durou cerca de oito anos, indo de 1922 a 1930. E inclui os artistas participantes da Semana de Arte Moderna de 1922.
Grupo de artistas modernistas da fase heróica do Modernismo Brasileiro. Destaca-se Manuel Bandeira (o segundo da esquerda para a direita), Mario de Andrade (terceiro da esquerda para a direita) e Oswald de Andrade (sentado no chão).
A segunda fase
A segunda fase do modernismo brasileiro também é conhecida como a fase de consolidação e possui ênfase na literatura. Os trabalhos realizados durante esta fase refletem o interesse por temas nacionais e regionais, e mostram sinais de maturidade.
Entre os escritores desta fase destacam-se: Carlos Drummond de Andrade, Jorge Amado, Raquel de Queiroz, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes e Érico Veríssimo. Nas artes plásticas, Alfredo Volpi foi um dos principais nome da pintura brasileira nesta segunda fase do modernismo.
Carlos Drummond de Andrade
Esta segunda fase do Modernismo durou quinze anos, indo de 1930 a 1945.
A terceira fase
As principais características deste período são a predominância e a diversidade da prosa (íntima, regionalista, urbana, etc.). Essa fase traz a oposição ao radicalismo. Um destaque foi a formação do grupo "Geração de 45" - que tomou seu nome do ano em que foi formada (1945), tentou produzir uma poesia mais neutra com tons sérios - chamados de neoparnasianos-rejeitados pelos modernistas.
Os principais escritores desta fase são Clarice Linspector, Ariano Suassuna e Guimarães Rosa.
Clarice Lispector
Há muito debate entre os estudiosos sobre o início e o fim deste período, que alguns chamam de "Pós-Modernismo". Outros dizem que terminou nos anos 80, e outros ainda afirmam que está em curso.
Aproveite e leia nosso Resumo sobre a Semana de Arte Moderna de 1922.
Já conhece o nosso livro "Colorindo a Semana de 22"?
Colorindo a Semana de 22 é um livro de atividades para crianças, que irá desenvolver habilidades artísticas ao mesmo tempo em que são apresentadas aos principais modernistas e à historia da Semana de Arte Moderna de 1922.